quarta-feira, 13 de maio de 2009

Projeto N°02 - Fresa CNC

Bom dia senhores...

realmente como observado por nossos companheiros de blog a eletronica está funcionando PORÉM o motor de passo está pulando... realmente não defini o porque disso acontecer.

Conversando com os colaboradores do blog imaginamos que a velocidade de disparo muito alta leva o PIC a se perder com os disparos, ASSIM o motor perde 2 3.. 10 passos dentro de um movimento perdendo a precisão da maquina no final das contas.

Estes dias estarei me aplicando a determinar o real problema e as possiveis soluções, pensando agora acho q seria possivel mexer no clock do PIC com a variação dos valors de R1 e R3 de 10K e C1 e C3 de 22pF... farei alguns calculos e definirei uma posição.

CASO alguem tenha alguma ideia por favor, participe, poste nos comentarios aqui, escreva por email ou MSN e etc.


Bem, faremos o melhor possivel.

Obrigado a todos pelas mais de 30mil visitas alcançadas.

É isso ai...

EU FAÇO EM CASA... FAÇA VOCÊ TAMBÉM !
eh isso ai... abraços
Mauricio Hilst

2 comentários:

Jota disse...

Motores de passo sempre daum esse tipo de problema, por isso usamos servomotores no laboratorio onde trabalho ( pesquisa nessa area). Mas como vc mesmo disse pode ser o clock eu tentaria usar cristal por ser mais confiavel. tb consideraria a possibilidade de usar um pic mais poderoso. Tem certeza q seu turbo cnc esta dando conta? atualemente estamos usando o mach3, que tem uma grande vantagem: o smoothstepper que acaba com os problemas de tempo real do windows.
Ele eh meio caro eh verdade, por isso estou atualmente desenvolvendo um driver para servo usb com capacidade de 24A a 36V. Já havia lido seu blog outras vezes muito o que vc faz. Seria legal mantermos contato.

Mauricio HILST disse...

Jota, obrigado pela comentario...

bem, eu ja mexi com alguns motores de passos desde os micros até uns de 100Kgf/cm... nunca tive esse tipo de problema... PORÉM... a frequencia de disparo é o ponto de erro mesmo...
substituir o composto RC por um Cristal seria interessante... mas preciso analisar o programa do PIC pra ver se ele vai funcionar com isso (alem de comprar os cristais e capacitores de acoplamento)...
quanto ao TurboCNC ele dá conta sim... para garantir isso eu tenho feito os disparos da interface "manualmente" por um programa q estou desenvolvendo para esse tipo de teste, assim posso controlar os tempos entre pulsos e o tempo de disparo. ESPERO que ache um ponto de frequencia bom pra funcionar ou defina logo a solução disso.

mais uma vez, obrigado pela participação e vamos sim manter contato, adicione no MSN se preferir.

abraços a todos !
Mauricio Hilst