domingo, 25 de janeiro de 2026

Sobre impressão 3D e construir sua própria máquina...

 Salve, senhores !

É... já faz tempo que não escrevo pra vocês aqui... eu sei, estou em dívida quanto a vários projetos mas muita coisa mudou.

HOJE vou deixar aqui uma lista de detalhes sobre impressão 3D e minhas experiências sobre isso, espero poder ajudar alguém com isso... se é que alguém ainda lê, já que o youtube tem sido bem mais foco do que os blogs de texto direto.

Eu comecei com impressão 3D lá em 2015, pesquisando, procurando, tentando entender... minha ideia era modelar e produzir peças pra suprir os projetos de paintball, e mais pra frente airsoft, que já trabalhava...
mas só consegui derreter o primeiro palmo de filamento em Fevereiro de 2016...

Prusa Mendel Clone - 02 2016

Muita coisa aconteceu, em Outubro de 2017 decidi comprar uma máquina pronta, entrei numa sinuca de bico com um cara, paguei uma nota, a máquina não funcionava corretamente, deu problema, não deu regulagem... triste... quase desisti.

"Sem nome" - 10 2017

Em Abril de 2019, já com um dinheiro guardado pra isso, decidi comprar uma máquina de marca... e fui pra uma pesquisa forte em cima disso... a escolha foi pra GTMax A2v1... era o que o dinheiro chegava, maquina fechada, pronta pra ABS, tudo ok... e lá fui eu... essa máquina me agradou bastante... trabalhou absurdamente bem pro meu caso, fui muito feliz com essa máquina por vários anos.

GTMax A2v1 - 04 2019

Em Agosto de 2025, decidi resolver meu problema de área de impressão... a GTMax começou a fica pequena e precisei subir o nível... e foi pra uma Creality K1 Max, aqui denominada "Karlitos".

Creality K1 Max "Karlitos" - 08 2025


Fora em Agosto de 2022 que adquiri uma Creality LD 002H de resina... e ainda apanho dela.

Também observando que em Novembro de 2019 construi uma Graber i3 pra um amigo e ajudei em outra montagem de uma pra um aluno e em 2021 adquiri uma CNC3018 de um outro amigo pra executar PCI/PCBs mas ainda não zerei esse projeto.

No meio de tudo isso, a vontade, necessidade, aquela coceira de construir uma máquina do zero... tenho inclusive um grande amigo, Pedro, que além de me ajudar muito nas configurações das máquinas e não me deixar surtar de ódio, vive querendo montar uma máquina monstro q cumpra as necessidades pros nossos projetos.

Então pra tentar evitar que alguém precise passar por toda a dor de cabeça de construir uma máquina de impressão 3D e tenha que passar por toda a porcariada que eu, e vários outros, tivemos q passar, vou deixar pra vocês uma lista de observações importantes (ao meu ver) sobre como tomar decisões e escolhas.

| LEMBRANDO! Não são escolhas feitas por mim, são coisas a se pensar na hora de decidir o que vocês precisam pensar antes de escolher de verdade. Muitas observações abaixo são resumos e detalhes falados em outros materiais, em outras postagens de outros lugares, peço desculpa por não ter feito uma "bibliografia" disso, mas esse texto esta escrito a alguns anos já, só não tinha postado ainda. :( |

"MINHAS" dicas e recomendações pra quem vai 

CONSTRUIR uma impressora 3D do zero


  • Conectores - Utilize os corretos pro padrão, sem adaptação. Se você não tem eles: COMPRE, se não tem ferramenta pra crimpar ou montar: COMPRE ou aprenda a fazer sem a ferramenta da melhor maneira possível.


  • Fiação - Fios devem seguir um padrão de corrente/mm² (EU uso cerca de 15A/mm²) se vc compra fios com pedidas em AWG ou mm (de diâmetro externo) veja tabela de conversão. EVITE fios remendados, caso necessário, una as pontas com solda e recubra com espaguete termo-retrátil pra garantir o bom acabamento. O comprimento dos fios também deve ser observado, eles deve ter o tamanho mínimo + uma folga de trabalho, não se esqueça de pensar no movimento da fiação no trabalho da máquina.


  • Estrutura - Seja MDF, Acrílico, Alumínio estrutural, aço carbono ou inox, montar e desmontar também são importantes pontos a se pensar na escolha do melhor material pra sua máquina. Cada um deles tem seus prós e contras, veja bem isso.


  • Montagem - Não pense apenas em MONTAR, mas também em DESMONTAR. E é claro MANUTENÇÃO, a desmontagem MÍNIMA pra acessar as partes que podem vir a dar defeito tanto em uso quando em desgaste. Peças parafusadas se soltam com vibração, pense em maneiras simples e objetivas pra efetuar esses reparos e facilitar a vida do usuário (seja ele você ou um terceiro).


  • Peças de Estrutura e Partes - Sejam impressas, cortas a laser, fundidas em metal ou simplesmente compradas na China/BR. Mais uma vez cada uma delas tem suas características de resistência e uso. Observe BEM cada uma delas e TENTE fazer boas escolhas, deixem também possibilidades de troca por outras peças fazendo poucas alterações de projeto, até mesmo para construir uma máquina toda impressa como protótipo e estas serem substituidas por peças comerciais futuramente.


  • Eletrônica - Pesquise as possibilidades, entenda suas limitações, principalmente de corrente de trabalho. Drivers, MOSFETs, Relés de Estado Sólido, essa hora todo o cuidado é pouco. Imprimir uma peça de teste de 30 minutos "qualquer circuito padrão" aguenta, mas no uso real, peças de 20, 30 ou mais horas de trabalho é que colocam sua máquina no extremo. Uma máquina em chamas na bancada não é algo legal de se ver.


  • Firmware - Pense nos Upgrades pra sua máquina, confirme com pesquisas se o firmware que você escolheu vai dar conta, mesmo que não dê, prepare a conversão do seu firmware mas mantenha o "original bom que já funciona" bem guardado, pq se algo der errado vc ainda pode voltar a usar ele e não ficar sem imprimir.


Senhores, de inicio é isso... espero poder ajudar alguém como alguns aqui sempre me ajudaram.