quinta-feira, 3 de maio de 2018

Impressão 3D e a minha impressão sobre isso...

Senhores, mais uma vez peço minhas humildes desculpas pela falta de tempo pra postar...
Mas vamos ao post...

MINHAS dicas e recomendações INICIAIS pra quem vai construir uma impressora 3D
- seja pra uso, seja pra venda -



Conectores - Utilize os corretos pro padrão, sem adaptação. Se você não tem eles: COMPRE, se não tem ferramenta pra crimpar ou montar: COMPRE ou aprenda a fazer sem a ferramenta da melhor maneira possível.

Fiação - Fios devem seguir um padrão de corrente/mm² (EU uso cerca de 15A/mm²) se vc compra fios com pedidas em AWG ou mm (de diâmetro externo) veja tabela de conversão. EVITE fios remendados, caso necessário, una as pontas com solda e recubra com espaguete termo-retrátil pra garantir o bom acabamento. O comprimento dos fios também deve ser observado, eles deve ter o tamanho mínimo + uma folga de trabalho, não se esqueça de pensar no movimento da fiação no trabalho da máquina.

Estrutura - Seja MDF, Acrílico, Alumínio estrutural, aço carbono ou inox, montar e desmontar também são importantes pontos a se pensar na escolha do melhor material pra sua máquina. Cada um deles tem seus prós e contras, veja bem isso.

Montagem - Não pense apenas em MONTAR, mas também em DESMONTAR. E é claro MANUTENÇÃO, a desmontagem MÍNIMA pra acessar as partes que podem vir a dar defeito tanto em uso quando em desgaste. Peças parafusadas se soltam com vibração, pense em maneiras simples e objetivas pra efetuar esses reparos e facilitar a vida do usuário (seja ele você ou um terceiro).

Peças de Estrutura e Partes - Sejam impressas, cortas a laser, fundidas em metal ou simplesmente compradas na China/BR. Mais uma vez cada uma delas tem suas características de resistência e uso. Observe BEM cada uma delas e TENTE fazer boas escolhas, deixem também possibilidades de troca por outras peças fazendo poucas alterações de projeto, até mesmo para construir uma máquina toda impressa como protótipo e estas serem substituídas por peças comerciais futuramente.

Eletrônica - Pesquise as possibilidades, entenda suas limitações, principalmente de corrente de trabalho. Drivers, MOSFETs, Relés de Estado Sólido, essa hora todo o cuidado é pouco. Imprimir uma peça de teste de 30 minutos "qualquer circuito padrão" aguenta, mas no uso real, peças de 20, 30 ou mais horas de trabalho é que colocam sua máquina no extremo. Uma máquina em chamas na bancada não é algo legal de se ver.

Firmware - Pense nos Upgrades pra sua máquina, confirme com pesquisas se o firmware que você escolheu vai dar conta, mesmo que não dê, prepare a conversão do seu firmware mas mantenha o "original bom que já funciona" bem guardado, pq se algo der errado vc ainda pode voltar a usar ele e não ficar sem imprimir.

Senhores de inicio é isso... espero poder ajudar alguém como alguns aqui sempre me ajudaram.

Nenhum comentário: