sábado, 27 de fevereiro de 2010

CNC - Por onde começar ?

Por onde começar ?!? Comece vendo estas fotos...
Madeira e Aluminio... muito bem feita

CNC em Madeira e Alumino (R. Kramer)

e veja também isso... que gracinha ehhehe



e a introdução do material que eu estou produzindo... abaixo:

----------------------------------------------------------------------------------
Definindo a Montagem de uma CNC Caseira (DIY)

Introdução

Primeiramente devo explanar sobre as máquinas CNC, seu uso na indústria e “em casa”, a facilidade que uma máquina dessas trás para quem trabalha com qualquer tipo de processos, como artesanato, circuito impresso, letras caixa, sign ou até mesmo trabalhos em metais como as fresas profissionais construindo peças de fino acabamento.

O termo CNC é a abreviação de Controle Numérico Computadorizado, que utiliza um sistema computacional interpretando o chamado Código-G (G-Code) coordenando um sistema mecânico para executar os movimentos programados.

A idéia principal do projeto seria a construção básica de uma máquina CNC e o processo de criação do código para executar a “gravação/corte/furação”, doravante denominado serviço.

À partir da idéia principal pode-se instalar um sistema CNC em qualquer tipo de máquina-ferramenta já existente ou com possibilidade de construção.

Possuindo um torno mecânico ou uma fresa de topo em bom estado, pode-se transforma-los em máquinas CNC com a instalação dos motores de comando e sensores de fim de curso dentre outras medidas de segurança necessárias.

Começando uma CNC “do zero” pode-se criar um tipo de máquina-ferramenta muito interessante, desde uma simples fresa de 3 eixos até maiores evoluções de 4 ou 5 eixos, tornando possível a fabricação de peças até mesmo num completo 3D.

Máquinas com 2 eixos compõem movimentos simples em X e Y de 2 dimenções (2D), que podem ser utilizados para, por exemplo, uma máquina de corte de isopor ou então adicionando um mecanismo de solenóide pode-se construir uma máquina de desenho ou pirografia (desenho à quente em madeira).

Máquinas de 3 eixos, movimenta a ferramenta em X, Y e Z porém apenas acessando o lado superior do substrato (material a ser trabalhado), então costumo chamar essas máquinas de 2,5D ou “2D e meio”.

Utilizando 4 eixos podemos construir peças em 3D quase que por completo, já que a peça trabalhada tem que estar sustentada por pelo menos 1 ponto (melhor por 2 para alguns casos).

Quanto mais eixos, mais completo o trabalho, porém mais complicadas as seqüências de códigos para tal execução.


----------------------------------------------------------------------------------

Bom... estou tentando terminar esse material... alem de muitas outras coisas que eu estou tentando fazer... por favor pessoal, tenham paciência.


É isso ai, abraços a todos, obrigado pelas visitas (estacionamos em 70 mil e poucas ?)
Mauricio Hilst

6 comentários:

Alisson Cavalcante de Sousa disse...

FINALMENTE! SEMPRE QUIZ CONSTRUIR UMA CNC VI VARIOS VIDEOS MAS O SEU BLOG É MUITO BOM TEM TUDO. PARABENS PELO BLOG E MUITO OBRIGADO TER FEITO ESSE BLOG NÃO VEJO A HORA DE COMEÇAR A MONTAR A FRESA CNC :D

FORTE ABRAÇO

HÁ NEM ME APRESENTEI MEU NOME É ALISSON SOU TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DETALHE FIZ O CURSO COM O OBJETIVO DE TRABALHAR COM MAQUINAS CNC :/ NÃO DEU MUITO CERTO MAS ME AJUDOU MUITO ALEM DE SER MUITO INTERESSANTE O CURSO.

HÁ TENHO UMA PERGUNTA TBM ESTAVA OLHANDO OS PROJETOS E VC UTILIZA PIC EU NÃO TENHO CONHECIMENTO DE PIC MAS SIM DO 8051TEM COMO ADAPTAR O PROJETO? ME AJUDA A FAZER ISSO ?

FALOW

ABRAÇO

Mauricio HILST disse...

Alisson, muito obrigado por ter gostado do blog, fico feliz em estar ajudando a você e muitas outras pessoas no Brasil e no mundo (realmente me espantei por ter visitantes de todo o mundo).

Vamos la... basicamente você pode construir somente os Drivers dos motores como eu indico aqui no blog, e depois utilizar a interface com um 8051... a ideia basica dos PICs é a seguinte, ele recebe 2 sinais, DIREÇÃO (DIR) e PASSO (STEP) dentro da programação o sistema gera 4 saidas para cada par de entrada, sendo elas sequenciais e reversíveis (habilitando o DIR)... veja o post sobre Motores de Passo e você vai entender o procedimento, caso necessario me adicione no MSN e conversamos ao vivo (apesar de eu estar pouco tempo disponivel online atualmente).

Espero poder te ajudar mais.


Mais uma vez, obrigado por ter gostado do blog.


Att, Mauricio Hilst

Unknown disse...

Depois que vc termina ela , coloca um extrusor de plastico e muda o esquema , ela vira uma impressora 3d sem usar nada de força .

Procura por REPRAP ce vai gosta !

Obs: Espero que nao critique meu comentario novamente !

Mauricio HILST disse...

Agora sim um comentario construtivo ehehehehe

vou pesquisar REPRAP... é como a da imagem do post... mas não sei não...
isso não dá baixa resolução ?

bom vou pesquisar...


Valeu !

Unknown disse...

Boa Noite.
Estou com um grande problema, quero montar uma cnc para corte de vidro, mas não acho nada especifico, gostaria de saber se pode me ajudar, pois não entendo nada só que estou sendo explorado por pessoas que dizem saber fazer, mas tenho minhas duvidas. grato

João Bosco Rochaa disse...

Parabéns pelo blog. Tem fotos bem detalhadas. Sugestão para enriquicer o blog: postar o projeto para download. Desenvolver outros para 4 e 5 eixos. O que acha?