Anunciantes

sábado, 23 de outubro de 2010

Gabarito para Dispositivo de Montagem

E aí pessoal,

Voltei para mais uma dica de marcenaria. Hoje vou escrever sobre Dispositivo de Montagem.
Esse conjunto de "pino e tambor" funciona no princípio esférico centrado, onde a junção acontece entre o pino (parafuso) e o tambor (também conhecido como "castanha") formando uma união perpendicular perfeita entre as peças de madeira.

A instalação dos dispositivos de montagem, além de serem muito resistente na junção, ainda tem a vantagem de permitir que o móvel seja montado e desmontado quantas vezes forem necessárias. No entanto, a furação para a utilização do dispositivo de montagem deve ser precisa. Nem um milímetro a mais, e nem a menos! Caso contrário a peça vai ficar torta! hehe!

Os marceneiros profissionais utilizam gabaritos para medições, e máquinas como furadeiras de bancada ou de mesa para as furações precisas. Para amadores, podem adiquirir os gabaritos das próprias fabricantes dos dispositivos. A Häfele tem um que é de babar... no vídeo demonstrativo do produto dá até a impressão que qualquer um pode construir seu próprio guarda roupa!

Bom, mas eu faço em casa!!!! Vou mostrar aqui a construção do seu próprio gabarito para dispositivo de montagem. Como exempo, utilizarei o Rastex da Hettich com parafuso Twister 34 (esses da foto acima). O primeiro passo é conhecer as medidas das partes do dispositivo. Para isso, veja abaixo a figura fornecida no manual da Hettich:
No exemplo, o gabarito será feito para unir placas de 15mm de espessura. Notem que o parafuso é inserido em um furo de 11,5 de profundidade. O tambor utilizado tem 15mm de diâmetro e 12mm de altura. Lembre-se de utilizar o limitador de profundidade para não fazer um furo passante na chapa.

De posse das medidas, vamos ao projeto! A idéia é montar um "L" com 2 faces de furação. Na face A, teremos os furos de face, enquanto na face B, o furo de topo. Utilizaremos 2 furos para um pino guia (pino pivot). A espessura deste furo em especial dependerá do que será utilizado como guia. A distância entre a guia e os furos centrais fica "a gosto do freguês". É importânte ressaltar que essa medida deve ser igual para os dois lados. Aí vai um esboço:

Para a montagem do "L" utilizarei 2 peças de MDF de 9mm de espessura. É importante ter no mínimo esta espessura para poder utilizar com uma furos no prumo mesmo quando se usa uma furadeira de mão.

Abaixo, uma visão detalhada das medidas de cada uma das faces:

Novamente: a medida "A" depende da distância que você quer o seu dispositivo de montagem da borda da chapa. No meu caso, utilizei 40mm. O furo inferior servirá para instalar os pinos na borda da peça. Como estou sendo específico para chapas de 15mm, a distância escolida foi bem no meio desta espessura: 7,5mm. O furo central será para o tambor de 15mm. No caso da utilização com o Twister 34, este furo deve estar a 34mm da borda. Muita atenção, pois existem pinos de tamanhos variados. Abaixo a figura da Face B:


A medida "B" depende do tamanho do material utilizado para a confeção do gabarito. No meu caso, com já citado, estou usando mdf de 9mm, logo B=9mm.

Materiais e Ferramentas:

Para a construção do meu gabarito utilizei
- 2 peças de MDF de 9mm (sobras de material),
- 1 um gancho "L" (gancho tipo escápula) de 5mm de diâmetro;
- Cola de madeira para unir as duas peças. Preferi usar a cola por ser mais prático, mas a união dessas peças também podem ser através de pequenos parafusos.

O gabarito deve ser MUITO preciso. Para isso, lance mão de uma boa régua e esquadros. Para executar a furação do gabarito, use uma furadeira de bancada. Acreditem, perdi 3 peças por não utilizar uma... Um suporte para furadeira de mão também funciona. O importante é a precisão na execução.


Dicas Adicionais:
- Usar chapas mais grossas para fazer o gabarito darão maior firmeza ao utilizá-lo. Em uma chapa grossa, os furos devidamente prumados, permitirão exatidão na furação da peça do móvel
- Para o furo de 15mm, utilize uma broca forstner.
- Prenda o gabarito na peça a ser furada com um grampo C (sargento).
- Ao usar gabarito, sempre utilize limitador de profundidade na broca (drill stop)
- A peças do gabarito devem ter a borda cortadas no esquadro perfeito. Não usem a serra tico-tico para isso. Prefira a serra circular. Não tem uma? Peça um "favorzinho" para a marcenaria do lado! hehe!
- Façam mais furos "guia". Eles ajudarão com outras medidas.
- TESTEM O GABARITO EM MATERIAL DE SOBRA... se o gabarito não for executado corretamente, você pode perder material. E um MDF revestido não é barato ;-)


Vejam como ficou o meu gabarito:


Por enquanto é só. Em breve farei um outro post para mostrar o gabarito na prática!!!
Um Abraço a todos, e bons projetos!

OBS.: Häfele, Hettich, Rastex e Twister são marcas registradas. Não sou patrocinado por nenhuma delas... apenas usei o que estava disponível nas minhas mãos!

Éric Ramos












2 comentários:

TiagoW disse...

excelente, mito obrigado por este tutorial! vou fazer meu primeiro móvel e suas dicas foram essenciais

Kauê disse...

Gostei da matéria !! Ajudou muito a eu usar meu novo produto que adquirir. O Gabarito Unittol Hafele.

Encontrei ele em um site que o preço está em conta !!

Recomendo

http://www.varotti.com.br/home/produto/codigo:28498/gabarito-unittol-multi-hafele