quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Compressor com Motor de Geladeira e Cilindro de Ar Condicionado



Salve Salve !

Finalmente terminei meu compressor DIY ! Aeeeee !

Basicamente eu ganhei um motor de geladeira, de um amigo... e ele era assim quando chegou:



Depois de mêses de projeto, desenhos e esperas pra comprar tudo que precisava, finalmente terminei.


Diagrama


DIFICULDADES
A maior dificuldade foi a seguinte, adaptar o cilindro pro uso. Demorei um bom tempo procurando a adaptação pro bico original do cilindro e quando achei, percebi que não enchia o cilindro... existe uma contra-válvula que se fecha quando se aplica o fluxo contrário de ar no cilindro, evitando que ele estoure por algum vacilo do operador.

Tive então que solicitar a ajuda de uma oficina, onde o bico original foi retirado o mais próximo do cilindro possivel (também conhecido como "no toco" ehehe), depois essa parte do cilindro foi destemperada para poder receber uma furação e depois a rosca G1/4" para encaixar o nipple adaptador.

Além disso pedi para soldarem 2 porcas 1/4" para poder fixar o cilindro na haste do "carrinho" usando solda oxi-acetileno para não afetar a estutura do cilindro.


OUTROS DETALHES
Do resto foi simples... todas as peças são faceis de se encontrar em lojas de hidraulica/pneumática ou até mesmo na net.

O "carrinho" eu mesmo mondei, cortando e soldado uma estrutura de metalon 40x30 e 30x30mm e as rodinhas 210, muito baratas por sinal.
Quem não tiver uma solda elétrica vai ter que mandar alguem fazer, mas qualquer oficina de funilaria tem e pode ajudar.

Tudo isso pode ser montado também numa prancha de madeira, ou num carrinho de mala, o mais pesado é o motor mesmo, por isso ficou na parte inferior.


USO
O motor de geladeira, ao contrário do que todos pensam, é forte MESMO... disse o técnico que pode chegar a 400 PSI. O único "problema" é que ele comprime pouco ar ao mesmo tempo devido o pequeno diametro do cilindro interno, então apesar de não parecer, demora um pouco pra chegar na pressão desejada, do resto, merece os parabens.

O Cilindro é de 14 litros, e ja comprimi ele até 100 PSI sem o menor problema levando apenas 10 minutos quando partindo do ZERO, pretendo fazer testes e chegar ele até 150 PSI.

A montagem da cruzeta me possibilita ter tanto uma pressão controlada pelo filtro-regulador, como a pressão geral do cilindro, já que existe um registro esferico com uma saida pra mangueira 6mm PU antes do regulador que chamei de Saída Auxiliar de Alta Pressão.

O engate rádido facilita muito a vida, já que diversas montagens podem possuir tal encaixe, como mangueiras de encher pneu, pistola de pintura, bicos de limpeza, ferramentas pneumáticas, airguns ;) etc


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INFORMAÇÃO ADICIONADA EM 11 DE NOVEMBRO DE 2010
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Preços aproximado das peças:



Realmente o valor final não é nada convidativo, mas como eu tinha algumas coisas aqui e ganhei outras peças... pra mim valeu a pena.

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É isso ai, senhores.
Caso necessário escrevam.

Abraço a todos e bons projetos.
Eu faço em casa, faça você também.
Mauricio Hilst

24 comentários:

Rodrigo Cabral disse...

Maurico, cuidado EXTREMO ao manusealo e testalo... ja vi muitos estragos em estruturas por culpa de pequenos compressores... mas assim mesmo, adorei a ideia.. se eu tivese alguem de confianca para fazer o trabalho de soldagem eu tentaria montar um tambem..

meus parabens e continue assim!!

Mauricio Hilst disse...

Com certeza Rodrigo, todo cuidado é pouco com pressão mesmo que seja um pneu ou um vazo de pressão industrial... o perigo é o mesmo... obrigado por lembrar a galera disso.

Obrigado pela visita.
Abraços

LUIZ disse...

Mauricio,
Parabéns! Excelente trabalho.
Mas atenção, os compressores comerciais trabalham na pressão máxima de 120PSI, regulada por pressostato. Tem ainda válvula de segurança para limitar a pressão a 140 PSI. Vale a pena instalar

Bruno disse...

Agora acompanho seu blog!

Não sou muito hardcore no DIY/FVM, mas queria fazer algo nesse sentido: http://ask.metafilter.com/16136/Fog-Gun-Shower

Como faria para adaptar essa ideia e atingir 200 PSI?

Abraços,

Mauricio Hilst disse...

Bruno, não entendi o que você quer fazer afinal...

Bruno disse...

usar esses 200 PSI para forçar água num molecularizador gerando vapor d´água para fins de higiene geral.

o desenho inicial (de 1930, não largamente testado) projeta o uso de 200 ml de água para um "banho" de 10min... : ]

Blog do Jwast disse...

Olá,bom dia Maurício.
Vi que vc utilizou como reservatório,um cilindro de R134a vazio.Vc tem alguma informação sobre a pressão que ele pode aguentar?No reservatório que eu ganhei, diz que a pressão de teste é de 1.7MPa(17Bar).Vc disse que já atingiu com ele perto de 6,8 Bar(100 psi).Ele aguentou bem?Não deformou?Agradeço por qualquer resposta.
Jorge W.

Mauricio HILST disse...

Jorge, obrigado por visitar o blog...

eu realmente pressurizei com 100 PSI e aguentou tranquilo... são 14 litros de ar comprimido... é bastante coisa..

acho q dá pra chegar até uns 150 PSI se o resto das conexões estiverem bem feitas e bem vedadas...

nada de deformação ou alteração de comportamento... tanto que o proprio tanque tem o lacre de segurança dele... que nem se mexeu...


Abraço !
Bons projetos
Mauricio Hilst

Jean e Jaque disse...

Olá meu amigo, eu fiz um igualzinho.
Mas estou com um probleminha!
O motor esquenta e fica liga e desliga.
Já troquei de motor e continuou do mesmo jeito, ele atige 120 lbs e desliga normalmente, mais na hora dereligar ele fica liga e desliga.
O seu não dá esse tipo, ou deu esse tipo de problema?

Mauricio HILST disse...

Jean,

realmente ou o seus motores são de outra linha de baixa pressão... ou alguma coisa pode estar errada no seu sistema.

tente instalar uma valvula de retensão na saida do motor, isso fará seu motor forçar um pouco menos...

Confira se o óleo do seu motor ainda está no nivel desejado, e se esta em boa qualidade.

Não sei ao certo os reais dados sobre isso, mas qualquer loja de refrigeração pode te indicar, vender e até ensinar como trocar o óleo corretamente...


do resto... não sei o q poderia fazer.

espero ter ajudado.

Abraço
e bons projetos.

Blog do Jwast disse...

Maurício,eu li o que o Jean postou e,acho que o problema dele está em não ter instalado uma válvula de alívio na linha do pressostato.Sem esta válvula, o motor parte "cheio"(com a linha pressurizada)e faz muito esforço para vencer esta pressão.É por isso que o motor fica aquecendo e ligando e desligando direto.Um pressostato com alívio resolve este caso.Espero ter ajudado.Um abraço e bons projetos.JorgeW.

Mauricio HILST disse...

Jorge...

obrigado pela ajuda... realmente seu comentario é muito válido... agradeço pela colaboração.

Quando ao problema do Jean... você me fez lembrar de uma situação que me aconteceu no inicio da montagem... meu proprio compressor fez algo similar... dai eu abria o ar dele... deixava vazar tudo e depois ligava o motor novamente.

Bom... esperamos que o Jean leia esses comentarios...


Mais uma vez, Jorge, obrigado pela visita e pela ajuda.


Abraços
Mauricio Hilst

são pedro disse...

olá, analisei o projeto(muito bom por sinal) só que me deparei com dois problemas. vamos a eles:
voce utilizou apenas uma entrada de ar para entrada e saida. nesse caso mesmo que voce feche a registro do cilindro, o ar do compreensor continuará passando para as saidas, e como a saida de alta pressao nao tem filtro, o ar saira com oleo. depois é o valor. com o preço de 298,00 reais voce consegue comprar um com pressor já pronto. nao tem uma valvula de segurança.
possiveis soluções: 1: colocar uma entrada de ar e uma saida. 2: instalar uma valvula de segurança(no meu ver o mais importante). conclusão: com instalação da valvula de segurança, quando o cilindro chegar a 120psi a valvula se abre. depois voce pode eliminar o filtro+regulador de pressao que custa um pouco caro instalar um regulador mais barato(torneira de metal).

Mauricio HILST disse...

Primeiramente, obrigado pela e pelo comentário, fico feliz com a participação dos visitantes.

Prosseguindo vamos, todas suas duvidas são pertinentes... mas no caso da montagem, eu quis ter a possibilidade escolher entre ar do reservatório ou apenas "ar direto"...
assim se for pra encher um pneu, posso bloquear o reservatório e não perdendo tempo até encher os 14L de ar e pressuriza-los até os 28-30 PSI para o pneu... o processo até poderia ser rápido mas no caso, achei desnecessário.

Quanto ao filtro, o regular possui SIM o filtro... então ele segura um pouco do óleo vindo do motor, é claro que um segundo filtro seria interessante mas de inicio não vi necessidade.

As únicas coisas que percebi necessárias mesmo para minha montagem são: Válvula Direcional na saída do motor; a Válvula de Segurança pra 120~140 PSI e talvez bem mais pra frente o pressostato, mas isso é luxo agora...

Sobre o valor, é justo afirmar que partindo do ZERO com o projeto, é mais vantagem comprar um pronto, mas muitas pessoas possuem varias peças, inclusive o motor jogado em casa ou podem consegui-los a baixo custo num ferro velho, no caso eu comprei meu regulador no ferro velho por 10 reais... foi sorte, mas consegui.


Bem, mais uma vez agradeço a participação, já tivemos a presença de varias pessoas mas um "Santo" é a primeira vez :D
Aproveito a oportunidade e peço: "Faz chover um pouquinho" o tempo aqui ta muito seco... ;)


Abraços !
Mauricio Hilst

são pedro disse...

olá mauricio, entendi agora, fico feliz que ainda tenham pessoas que queiram ajudar, somente ajudar.
quanto a chover eu ainda num tô fazendo, mais com essas invenções caseiras e com a inteligengia dos mauricios da vida, acredito que logo isso vai ser possivel. rsrsrs
t+

são pedro disse...

Mauricio só mais uma coisa, quanto ao óleo que cai no cilindro de ar como você faz pra drena-lo?

Unknown disse...

Companheiros vi o artigo de voces ai e acabei por montar o meu so que com um motor de ar condicionado de 18000 btus quase 2 cv, o problema é que achei estranho que quando desligo o motor vejo que uma infima quantidade de ar acaba saindo pela entrada de ar do motor, o orificio responsavel pela entrada de ar, e quando desligo e tento liga-lo até quando esta com uns 15 psi de pressao ele nao liga so quando começa a baixar dos 10 psi... saberiam me informar por qual motivo?

Mauricio HILST disse...

Amigo, desculpe a demora em responder...

no caso, seu compressor parece que esta com perda de pressão no sistema do(s) cilindro(s) por isso ele "emprerra" para partir novamente quando religado...

talvez ajude, não sei se você ja tem isso na sua montagem, usar uma valvula direcional na saida do motor... assim a linha de saida fica pressurizada... e o motor não.

Espero ter ajudado a tempo.


Abraço
Mauricio Hilst

Unknown disse...

Pessoal, primeiramente obrigado pela resposta, só que tenho amis uma duvida, um téc. em refrigeração me disse que a umidade que existe no ar vai acabar estragando o compressor, se eu colocar um filtro de gasolina a captação de ar vai deixar o ar mais limpo de umidade?

Mauricio HILST disse...

Amigo, realmente a umidade pode estragar o motor sim... porém se você mantiver o motor com o nivel de óleo no correto + o filtro de ar na entrada... diminui bastante a probabilidade do motor morrer cedo...

mais uma vez, desculpe a demora.

Christian Paiva disse...

Olá amigo, eu fiz um compressor destes porém não usei a valvula de alivio nem a valvula de retenção do cilindro, pois eu queria que ele funcionasse como compressor e como bomba de vácuo na mesma montagem apenas adcionando alguns registros que são invertidos quando quero um ou outro. Usei muito pouco e esta semana meu motor queimou legal. Eu acho que pelo seguinte motivo. Todo compressor de geladeira tem um cicle de ligar, a geladeira quando desliga leva um tempo até ligar novamente, e aconteceu que ao usar uma pistola de pintura que consome muito ar o cilindro esvaziou rapidamente e o motor tentou religar, porém ele não deu partida e ficou tentando ligar, o que fez queimar. Esse lance de ciclo é muito importante e creio que como a maioria usa para aerografo e o consumo de ar é pequeno, não devam ter notado essa questão do ciclo do motor de ligar e desligar e religar. Outra questão é que coloquei oleo no motor sugando pela parte que entra ar no compressor, mais ou menos 1 copo de 400 ml, ontem ao queimar o motor, fui verificar o óleo e não tinha uma gota, achei muito estranho pois depois de montar ele usei muito muito pouco mesmo, esse óleo nao deveria ter sumido do motor.

Ou seja, estou com receios de colocar novamente um motor e ocorrer os mesmo problemas.

Comprei um outro motor para substituir este queimado, mas to com receio de que volte a queimar, principalmente com relação a questao do ciclo de religamento, acho que pra resolver isso teria que deixar no manual o pressostato para religar quando eu quiser, assim evito esse tipo de problema.

Mauricio HILST disse...

Christian... desculpe a demora em responder...

Vamos la... alguma coisa errada aconteceu... o motor tem um sensor interno de temperatura... quando ele aquece muito o sensor abre e desliga o motor automaticamente...

uma outra coisa é por não ter a valvula direcional força muito o sistema de pistão do motor... por consequencia forma o motor elétrico e ele esquenta... fazendo vaporizar o oleo...

talvez por isso vc não tenha encontrado nada de oleo nele quando abriu :/

certeza q o motor queimou ?
ele não poderia ter apenas travado pela falta de oleo como o meu fez ?

se tiver com ele aberto tente segurar com um alicate de pressão o eixo e forçar o giro... se o eixo estiver livre... dai realmente o motor eletrico ja era... :(

Espero estar ajudando !

Abraço
Mauricio Hilst

Cesar Santon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ildo Costa Nunes disse...

Boa tarde, Mauricio!
Estou construindo um mini trailer em casa e gostaria de ajuda no sentido de projetar o sistema elétrico do mesmo. Como faço para te enviar o esboço de meu projeto e qual seria o custo?